segunda-feira, 13 de setembro de 2010

" PÂNICO NA NEVE"


Joe (Shawn Ashmore), Dan (Kevin Zegers) e Parker (Emma Bell) planejaram um divertido fim de semana para fazerem ski. Tudo estava correndo bem, até que os três amigos resolvem fazer uma última descida quando já ninguém estava na pista, apenas um funcionário que aceitou dinheiro de Parker, e deixou os três amigos desceram mais uma vez a pista, depois de esta, já se encontrar fechada ao público. Mas uma série de mal entendidos acontecem enquanto os jovens sobem a montanha através de um teleférico, e um dos funcionários acaba por desligá-lo, e sem saber, deixar os três jovens presos. Esquecidos na montanha, a mais de 20 metros do chão, sobre um frio congelante, os três amigos terão de arranjar uma solução para escaparem vivos, e não morrerem congelados.

Adam Green ficou conhecido por ter realizado ”Terror no pântano”, um slasher com algum estilo, devo confessar… Mas Green optou por deixar o trash e rumar noutra direção, mais precisamente ao suspense psicológico, que é o caso de “Frozen”, em mais uma péssima tradução tupiniquim “Pânico na neve”. Em ambos os estilos, Green mostrou ser um realizador razoável, que pode evoluir muito ainda.


De inicio pensei que ”Frozen”, era mais um daqueles filmes de terror para adolescentes, que têm saído aos montes nos últimos tempos… mas tenho de admitir que me enganei em relação ao filme. A história acaba por ser criativa, e muito simples ao mesmo tempo… E Adam Green consegue trabalhar bem com isso e fazer um bom filme, pois não pensem que desenvolver uma narrativa, com apenas três pessoas paradas num teleférico no meio do nada, é fácil…


A história é criativa, simples, e consegue cativar a maior parte dos espectadores. No entanto, para um especialista ou uma pessoa que coloque um pouco mais de pensamento no assunto, acaba por perceber que se trata de uma história sem grande credibilidade. Digo isto, porque as pistas de ski fecham muito antes de anoitecer, e são obrigados a fazer as cadeiras desfilarem mais uma vez, para verificarem que não existe ninguém sentado numa delas, e para além disso existe uma patrulha noturna que faz rondas pela pista. Mas tirando estes detalhes, a história consegue ser convincente, levando certas pessoas que não estejam familiarizadas com pistas de ski, a pensarem que algo do gênero poderia mesmo acontecer. De qualquer forma, a história acaba por ser convincente, e é isso que realmente interessa.


Os atores Kevin Zegers, Shawn Ashmore, Emma Bell não são propriamente desconhecidos para quem ande atento, e devo confessar que este trio de atores surpreendeu-me. A química entre os três é ótima, e conseguiram desenvolver personagens minimamente interessantes. Sendo que as personagens neste gênero de filme, e os atores que as interpretam são extremamente importantes, pois são poucos os atores presentes no filme, e a história desenvolve-se praticamente através dos diálogos que têm uns com os outros. Se as interpretações não fossem boas, o filme com uma história tão simples e tão parada se tornaria num verdadeiro fracasso, mas tal não foi o caso, e as interpretações são bastante boas, fornecendo ao espectador verdadeiros momentos de tensão psicológica.

Não é um filme sem falhas, mas é interessante… E é notável que Adam Green tenha conseguido desenvolver uma história tão simples e tão parada de maneira tão eficaz, tornando-a cativante. Pode não ser um dos melhores realizadores da atualidade, mas com certeza não será um dos piores e num futuro próximo é provável que venha a realizar outros filmes com qualidade idêntica ou superior.

NOTA 3 BOM