domingo, 26 de setembro de 2010

"ONDINE"




Ondine é um conto de fadas moderno que narra a história de Syracuse (Colin Farrell), um pescador cuja vida se transforma quando ele encontra uma mulher linda e misteriosa (Alicja Bachleda) em sua rede de pesca. Sua filha Annie (Alison Barry) passa a acreditar que a mulher é uma criatura mágica, leia-se sereia , enquanto Syracuse apaixona-se desesperadamente por ela. No entanto, como todos os contos de fadas, a magia e a escuridão caminham lado a lado.Escrito e dirigido pelo premiado Neil Jordan no qual rodou o filme nas belas costas irlandesas.

Gostei muito mais em ver Colin Farrell fazendo um tipo de filme "diferente" do qual os policiais da S.W.A.T. que ele estava acostumado a fazer do que o filme propriamente dito.
A história é até relevante, tirando o "once upon time..." que envolve todo o enredo infantil do inicio, fora que eu estava adiando para assisti-lo já há algum tempo, aproveitei a oportunidade para assisti-lo devido a escolha do filme para ser um integrante da mostra de cinema “Festival do Rio”.

Ondine conta uma história um tanto quanto diferente, não é um fato determinante para assistir mas não torna o filme arrastado. O que deixa o filme interessante mesmo são as atuações de Farrell [Syracuse - nome Irlandês, onde o filme foi gravado], Alicja Bachleda [Ondine - Linda moça, que procurando mais afundo alguns trabalhos dela descobri que a maior ocupação dela é ser namorada de Colin Farrell]. Tendo nenhuma relevância o fato dos dois ser namorados, a garota [Alicja - mexicana] faz um belo papel, dentro de suas limitações óbvio que as vezes tem que apelar a sua sensualidade em suas curvas, ao invés de ser focada em sua atuação como um todo.

Outra atriz que tem um papel notório é Alison Barry [Anne, filha de Syracuse]. Uma garotinha desconhecida também que até o IMDB não tem muitas informações da mesma, mas acredito que pode-se dizer que a jovenzinha tem um potencial, não após este filme que não terá muita expressão, mas que ainda é jovem e deve acertar uma bela carreira.

Explicado os integrantes mais importantes do filme, partimos para a análise do diretor Neil Jordan, "adivinha?" é o tipo de cara que não dá pra dizer que é popular pelos seus filmes, acho que os filmes de maior visão foi "A Companhia dos Lobos, 1984", junto com Entrevista com vampiro de 1994, mas já dirigiu outros 18 filmes e sabe bem o que é fazer isto, como no excelente Michael Collins com o aclamado Liam Nesson e neste longa consegue trazer um pouco de sentimentalismo para Farrell e sua namorada.

Ondine é simplesmente para análise crítica, não é um grande filme pra ninguém, somente por alguém como eu que goste de Colin Farrell e suas atuações e ficou curioso para ver como ele se sairia em fazer um drama romântico.

NOTA 2 REGULAR