quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Red Cliff"


Não sei vocês, mas não tem coisa que eu mais odeie em um filme do que personagens estrangeiros falarem inglês! Não qualquer personagem, mas como no filme “Valquíria” no qual o Tom Cruise fazia o papel de um militar alemão e falava INGLÊS!

Não tenho absolutamente nada contra a língua inglesa, muito pelo contrário, sou totalmente o oposto do anti-americano, mas sério, filme de história toda estrangeira falado em inglês é absolutamente péssimo.

Por detestar filmes que retratam de forma ruim a cultura de países em filmes (língua original), resolvi assistir o filme Red Cliff e ele será a minha primeira grande recomendação para um filme.

Eu tinha grandes expectativas para esse filme , por ser um aficionado pelo gênero e pela cultura oriental em geral, e sem aumentar ou diminuir, tenho convicção que é um dos melhores filmes que já vi na minha vida.

O filme Red Cliff foi lançado em 2008 na Ásia. É um filme chinês que retrata a história da batalha dos três reinos no final da dinastia Han (208 d.c.). Porém, apenas será lançado no mundo este ano.
O filme é dividido em duas partes, Red Cliff I e Red Cliff II, os dois filmes com mais de 2 horas. Felizmente os dois filmes já foram lançados na Ásia, então não precisamos sofrer com a espera do segundo filme.

O interessante do Red Cliff é que não é um filme de simples batalhas, pois retrata um fato verídico. Obviamente é um filme de ação, porém totalmente intercalado com coisas intelectuais. Portanto, homens e mulheres irão gostar deste filme.


Sou muito ligado a coisas orientais e para quem também é este filme é imperdível – claro que também é para quem simplesmente quer passar o tempo, ou adicionar mais coisas à sua cultura. Fiquei o filme todo boquiaberta, pois o filme retrata o tempo todo à Arte da Guerra, Arte do Chá, influências da natureza, estratégia e até falam sobre Feng Shui.

As atuações são perfeitas e obviamente todos os atores falam chinês. Os atores, em sua maioria, também participaram de outros dois filmes do gênero: Herói e O Clã das Adagas Voadoras. Para quem gostou destes dois filmes irá amar Red Cliff, pois sem dúvida é mais surpreendente do que os dois juntos.

O diretor do filme é John Who, mesmo diretor de Missão Impossível e este filme está sendo considerado pela crítica, como o retorno triunfante do diretor. O investimento do filme foi pouco mais de 80 milhões de dólares, maior investimento feito em algum filme em toda a Ásia. A arrecadação do primeiro filme foi de 120 milhões, ocupando o lugar do Titanic como filme de maior faturamento no continente.

A heresia que fizeram, foi quando juntaram os dois filmes de duas horas em um filme de pouco mais de duas horas para o lançamento mundial. Quem assistir esta versão de lançamento sem dúvida irá perder boa parte da história, por isso, indico que assistam as duas partes na íntegra.

Infelizmente o filme não será lançado no Brasil, uma pena, pois este filme bateu todos os recordes na Ásia, desbancando o campeão de bilheteria Titanic do posto, além de ficar em primeiro lugar na estréia à frente de Dark Knight!
A crítica internacional está elogiando muito o filme, sendo literalmente aclamado. Por isso eu digo, são as quatro horas mais bem gastas em um filme!
Assistam e saibam um pouco mais sobre a China, seus costumes e várias coisas que conhecemos apenas hoje em dia e que os chineses já faziam uso naquela época. Vejam o quanto a inteligência e os pequenos detalhes fazem toda a diferença em tudo.


NOTA 5: EXCELENTE