terça-feira, 11 de maio de 2010

"Coach Carter - Treino para a vida"


Filme magistralmente estrelado pelo ator Samuel L. Jackson e dirigido por Thomas Carter. Trata-se de uma história baseada na incrível experiência de Ken Carter como professor do time de basquete da Richmond High School, que não conseguia vencer uma partida sequer.

O filme começa mostrando a chegada de um novo professor de basquete a uma escola típica das comunidades negras e pobres americanas, onde os jovens parecem à margem de qualquer cuidado governamental, demonstram nenhuma perspectiva de futuro e muito menos respeito a qualquer tipo de ordem estabelecida. Fica evidente o envolvimento dos jovens com as drogas, apesar de não ser explorado no roteiro (deixando claro que é possível, sim, fazer bons filmes sem consumo explícito de drogas, violência e sexo, por exemplo). Nesse cenário, surge o treinador Carter, com a missão de resgatar a auto-estima dos jovens jogadores de basquete, notadamente um dos valores da escola.

Ao chegar, porém, Carter mostra ser mais do que um mero técnico esportivo. Evocando disciplina rígida, quase militar, ele conquista o respeito dos alunos rebeldes. Aos poucos, eles assimilam os regulamentos de Carter. As vitórias no esporte começam a aparecer. Mas surge um problema: os alunos não correspondem com um bom aproveitamento escolar, uma das exigências que Carter estabeleceu no contrato.

Na medida em que os estudantes não conseguiam bons resultados escolares, Carter cancela treinos e até jogos, no momento em que o time escolar já é um orgulho no bairro. A revolta é geral. Pais e professores protestam contra o professor. Ameaçam romper com as regras estabelecidas por Carter. Para eles, o professor Carter é um empecilho para aquele momento, que consideram ser o melhor que aqueles jovens podem conseguir. A partir daí, o professor tenta mostrar que há um futuro esperando por aqueles jovens, que ia muito além das quadras de basquete.

O filme mostra como é importante ter alguém que mostre uma perspectiva de futuro aos jovens. Carter oferece para seus atletas algo mais do que a glória momentânea do esporte, algo que nem os pais entendem. O técnico oferece uma vitória na vida, algo permanente, conseguido pelos estudos e que não foi conquistado pelos pais, vítimas de um sistema que os impedia de ter uma saudável ambição na vida.

Apesar dos inúmeros clichês do gênero e muitos podem até dizer que o filme não trouxe nenhum novo atrativo ou diferencial ao gênero, Coach Carter deixa uma lição maravilhosa. É um dos filmes imprescindíveis, especialmente para quem trabalha com jovens. Mostra que relativizar preceitos e regulamentos para parecer simpático, por exemplo, nem sempre é o melhor caminho, e nem é isso que os jovens querem. Como sempre, e a despeito de toda uma cultura em contrário, é importante ter alguém que aponte para bons caminhos e é claro não deixem de apreciar a maravilhosa trilha sonora recheada de hip hop e black music.

NOTA 4: Ótimo