quarta-feira, 30 de junho de 2010

"OS MAIORAIS/ OS AMADORES"


Devo admitir que nunca tinha ouvido falar no filme “Os amadores”, nem mesmo tinha conhecido o filme pelo seu título original “The moguls” ou "The amateurs", e nem sabia também que o filme teve o seu lançamento limitado e restrito praticamente no ano de 2007, sendo que a produção é de 2005 e enfrentou diversos problemas que tornou o filme ocioso por um bom tempo.

Quando um filme é arquivado por um bom tempo e enfrenta vários problemas na produção, nunca é um bom sinal, mas o elenco do filme me chamou a atenção, recheado de atores talentosos, encabeçados esse pelo atual vencedor do Oscar de melhor ator Jeff Bridges, William Fichtner, Joe Pantoliano, Ted Danson, Patrick Fugit, Jeanne Tripplehorn dentre outros rostos familiares que permeiam a história a do filme que tem sido quase sempre ignorado pela crítica e o público em geral, esquecendo-se que maravilhoso filme é, com inúmeras razões para se tornar um dos meus filmes favoritos.

Quando li a sinopse do filme, na hora me lembrei do sucesso de bilheteria e crítica “Zack and Miri make a porn” por aqui “Pagando bem que mal tem”, pensei comigo mesmo: pera aí, esse filme foi feito bem antes do filme pagando bem que mal tem, sendo que esse filme levou totalmente o crédito de ter sido um filme bem original , sendo que na verdade a história do filme, nada mais é do que quase uma cópia descarada do filme “Os amadores”, sendo que a primeira é infinitamente inferior a esse filme liderado por Jeff Bridges. Mas enfim , vamos a história.

Andy (Jeff Bridges) é um fracassado: não tem dinheiro nem trabalho e a sua ex-mulher casou com um homem rico que pode dar ao seu único filho tudo o que ele não pode. A única coisa que Andy tem neste momento é um grupo de grandes amigos, mas também fracassados, e um desejo louco de fazer qualquer coisa para mudar. A idéia brilhante surge através de uma página de jornal recheada de anúncios sexuais: fazer um filme pornô. Sem dinheiro nem experiência, a única forma é convencer a sua pequena e pacata cidade a participar no projeto. A equipe forma-se rapidamente: co-produtor, câmera, roteirista e diretor. O resultado é absolutamente inesperado...

Jeff Bridges já interpretou alguns personagens peculiares durante sua carreira longa e próspera. Talvez o seu desempenho mais querido é o de Jeffrey Lebowski no clássico "O grande Lebowski" dos irmãos Coen. Outro filme com uma grande interpretação do ator é o filme de 1984 "Starman", onde Bridges interpretou o personagem título iluminado e tem sido responsável por uma série de bons papéis dramáticos ao longo dos anos e alguns filmes de ação. Seu papel como o descontraído desempregado Andy Sargentee em "Os amadores" pede emprestado pesadamente de desempenhos passados e quase se poderia imaginar "The Dude" andando em um roupão de banho na substituição de Sargentee neste filme. Se uma coisa, "Os amadores" deixa claro é de que o talentoso e trabalhador Jeff Bridges é o ator perfeito quando se trata de interpretar vagabundos e homens de meia-idade sem um destino traçado na vida.

O título do filme vem do fato de que nenhum dos personagens tem alguma idéia de como fazer um filme pornográfico. O amigo apelidado de “algum idiota”(Joe Pantoliano) diz ter estudado para ser um escritor e diretor de cinema, mas suas idéias são muito "sem noção" para traduzir facilmente um filme pornô de baixo orçamento . Barney(Tim Blake Nelson) é o melhor amigo de Andy e quer ajudar de qualquer maneira puder, mas ele gasta o seu tempo negando seu amor pela garota local Helen (Glenne Headly), que nega saber que Barney ama e quer algo mais na vida.Moose” Alce(Ted Danson) é um homossexual que não é honesto consigo mesmo sobre sua própria sexualidade, mas todos os seus amigos percebem a verdade. Os irmãos Moe-Ron( Id e Ota) não são lá muito muito inteligentes, mas estão ansiosos para traçar em dupla qualquer atriz do filme. Otis( William Fichtner) só quer ver as cenas como elas são filmadas. O funcionário da locadora Emmett (Patrick Fugit) é chamado para ser o câmera-man e editor e talvez seja lá o único que pelo menos sabe alguma coisa de cinema.

O elenco é o ponto forte do filme , com todos os atores sem exceção alguma, muito afiados e entrosados entre si. Cada um sabe exatamente o que tem que fazer em cena e faz da melhor maneira possível, com destaque claro para Jeff Bridges e Joe Pantoliano.

A aventura que os personagens atravessam para encontrar o elenco para o filme pornô é impagável, com cenas que já podem ser consideradas clássicas, tudo sendo feito na maior espontâneadade e talento dos atores, outra coisa que percebe-se nitidamente no filme é que todos os atores se divertiram muito cada um em seus papéis.

Porque as comédias mais inteligentes não passam no cinema e saem direto em DVD? Será que as distribuidoras cinematográficas nivelam seu público por baixo? Enquanto vamos ao cinema aturar comédias besteiróis como “Os Espartalhões“, Os Maiorais é um filme altamente subestimado pela crítica e que precisa ser descoberto pelo público, com um grande elenco encabeçado por Jeff Bridges como um caipirão do interior dos EUA, cujo filho mora com a mãe e seu novo padrasto milionário. Desesperado para ganhar dinheiro, ele convence a cidade inteira a fazer um filme pornô, gerando muitas confusões.

Com uma hilária narração em off do protagonista, essa produção eleva em um nível perfeito este gênero tão maltratado que é a comédia.

NOTA 5 EXCELENTE