quarta-feira, 16 de junho de 2010

" ESQUADRÃO CLASSE A"


Nos últimos tempos o que mais tem aparecido, de filmes, são remakes e todos os tipos de adaptações, remodeladas para se tornarem grandes blockbusters (que muitas vezes fracassaram). Parece até que se está passando por uma crise grande de criatividade entre os roteiristas e produtores. Esquadrão Classe A (The A-Team, EUA, 2010), de Joe Carnahan, se encaixa perfeitamente na descrição anterior, mas por conseguir ter ótimas sacadas e possuir um ar meio retrô de antigos filmes de ação, conseguiu se destacar entre eles.

Logo de início temos uma bela apresentação de como se deu a formação do Esquadrão Classe A: Hannibal (Liam Neeson), Face (Bradley Cooper), Baracus (Quinton ‘Rampage’ Jackson) e Murdock (Sharlto Copley). E diferente de outros times, o diferencial deste é sua criatividade e ousadia, totalmente kamikaze, para elaborar e efetuar planos mirabolantes nas suas missões.

Ao contrário do original, em que eram veteranos do Vietnã, agora eles são do Iraque. E a respeito disso há uma tomada bem interessante, apesar de ser bem singela e rápida, de quando estão no Iraque, mostrando um companheirismo e fraternidade entre o exército americano e os civis iraquianos. Talvez seja mais uma, das milhões, tentativas subliminares de tentar “reescrever” a história dos EUA. Mas diferentes de vários outros filmes do gênero, os inimigos do Esquadrão Classe A não são estrangeiros malucos (russos comedores de criancinhas, vietnamitas assustadores, japoneses psicóticos, …), que torna o enredo bem mais sólido e verídico.

Cenas de ação é que não faltam, acredito que a frase que melhor resume Esquadrão Classe A é: “se você pode colocar mais, porque não colocar ainda mais“? Ou seja, somos bombardeados com uma cena de ação atrás da outra, bem megalomaníacas, mas seguindo um bom estilo como os da série James Bond. Apesar de você saber que quase tudo aquilo nunca poderia acontecer no mundo real, é justamente nisso que se encontra a beleza e o encantamento. Isso é claro, se deu principalmente pelo humor muito bem feito, repleto de citações de elementos do dia a dia de grande parte do público. As tomadas com tiradas (piadinhas) sobre os filmes em 3D, o Blue Man Group, e dos jogos de videogames, com a frase “Whoah, it’s just like Call of Duty!” (Nossa, é como em Call of Dutty!), são inesquecíveis.

Esquadrão Classe A é para se divertir e curtir (muitas) boas cenas de ação. Quem conhecia e gostava da séire de TV, na qual foi baseada, acredito que terá vários flashbacks dela e não deverá se desapontar com esta nova versão.

NOTA 4 ÓTIMO